O programa de socioaprendizagem da ASAM tem por objetivo ofertar formação político-cidadã e profissional em serviço Administrativo, Comércio e Operacional, desenvolvendo, resgatando e fortalecendo o protagonismo juvenil, por meio da reflexão crítica permanente, como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, além de promover e ofertar ações de proteção social, integração ao mundo do trabalho por intermédio de medidas intersetoriais das diversas políticas públicas, contribuindo para que a condição de vulnerabilidade social e risco pessoal sejam amenizados, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social n° 8.742/93, Resolução CNAS n° 33/2011, Nota Técnica n° 02/2017/DRSP/SNAS/MDS, além das legislações específicas da aprendizagem nacional, Lei n° 10.097/00, Decreto n° 5.598/05, Decreto n° 6.481/08, Portaria MTE n° 723/12 alterada pela Portaria MTE n° 1.005/13 e o Manual da Aprendizagem desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O programa de socioaprendizagem da ASAM é desenvolvido em 3 (três) fases, sendo:
Iniciação ao Mundo do Trabalho
O curso de Iniciação ao Mundo do trabalho promove desenvolvimento pessoal e formação para a vida produtiva; seja na família, escola, comunidade e/ou empresas, fazendo dos adolescentes e jovens os principais autores de transformação e construção da realidade em que estão inseridos.
Essa formação inicial se dá por intermédio de atuação dos jovens, preparando-os para o mundo do trabalho, nas áreas Administrativa, Comercial e Operacional, com duração de 2 meses, objetivando o desenvolvimento pessoal e estruturação do projeto de vida, com base na convivência social, participação cidadã e no mundo do trabalho.
Fundamentado nesses eixos, o curso é composto por 5 atividades socioeducativas, sendo 4 de conteúdo básico e 1 de conteúdo específico da área de formação, totalizando 90 horas.
Por meio das atividades socioeducativas de Cidadania, Comunicação, Inclusão Digital, Recursos Humanos e Rotina Administrativa, Comercial e/ou Operacional, são fomentados o aprender a ser, conviver, fazer e conhecer.
Assim, os adolescentes e jovens passam a compreender seus anseios e os transformam em projetos, reconhecem e respeitam as diferenças, considerando anseios e projetos coletivos, transformando-os em produtos e ações; descobrem caminhos para o conhecimento, desenvolvendo curiosidades, saber saberes acadêmicos e culturais.
Gráfico representativo das atividades sócio educativas:
Atividades realizadas na Iniciação ao Mundo do Trabalho:
✔ CONVIVÊNCIA SOCIAL
✔ PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
✔ INCLUSÃO DIGITAL
✔ MUNDO DO TRABALHO
Encontro de Formação Continuada
Acontece mensalmente, para os adolescentes e jovens concluintes da fase de Iniciação ao Mundo do Trabalho e que estão aguardando uma colocação. Tem duração de 2 horas e é composto por temas recorrentes, voltados às atitudes, comportamentos e relacionamentos interpessoais no mundo trabalho.
Aprendizagem Profissional
Segundo a definição do Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 62 e seguintes), a aprendizagem é a formação técnico-profissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem. O contrato de trabalho é especial, ajustado por escrito e de prazo determinado, com duração máxima, em regra, de 2 (dois) anos. O empregador, segundo a Lei 10.097/00, neste contrato assegura ao adolescente/jovem com idade entre 14 e 24 anos (não se aplica o limite de 24 para um jovem com deficiência), inscrito em Programa de Aprendizagem, formação técnica profissional metódica, compatível com seu desenvolvimento físico e psicológico. O aprendiz, por sua vez, se compromete a executar as tarefas necessárias a essa formação. O Programa de Aprendizagem será desenvolvido por entidade qualificada para esse fim.
O Programa de Aprendizagem da ASAM possui 3 (três) áreas de atuação:
APRENDIZAGEM EM SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS
Aprendizagem em serviços administrativos: ofertado para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, com aproximadamente 15 (quinze) meses de aprendizado, distribuído em 552 horas de atividades teóricas modulares na ASAM, desenvolvidas de forma alternada e concomitante, e 1.288 horas de atividades práticas no estabelecimento cotista, totalizando 1.840 horas.
Estrutura Modular
APRENDIZAGEM EM SERVIÇO DO COMÉRCIO
Destinado para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, com aproximadamente 11 (onze) meses de aprendizado, distribuído em 400 horas de atividades teóricas modulares na ASAM, desenvolvidas de forma alternadas e concomitantes e 880 horas de atividades práticas em estabelecimento cotista, totalizando 1.280 horas.
Estrutura Modular
APRENDIZAGEM EM SERVIÇO OPERACIONAL
Aprendizagem de Alimentador da Linha de Produção: Destinado para jovens de 18 a 20 anos, com aproximadamente 11 (onze) meses de aprendizado, distribuído em 400 horas de atividades teóricas modulares na ASAM desenvolvidas de forma alternada e concomitante e 880 horas de atividades práticas em estabelecimento cotista, totalizando 1.280 horas.
Estrutura Modular